Antonio Fabio Barbosa Moreira trabalho gestao
Através das produções teóricas sobre as politicas do currículo, os docentes e discentes podem compreender melhor as transformações que vem ocorrendo nos currículos, ressalta também o grande crescimento de estudos sobre currículos no Brasil.
A influência da literatura estrangeira nas obras produzidas no Brasil é contestada por alguns estudiosos, enquanto outros afirmam ser importante esta influência. De acordo com nossos curriculistas, ocorre uma multirreferencialidade voltada para produções mais autônomas, e ressaltam ainda que o intercambio de ideias aconteça de forma livre e deve-se permitir a realização de critica mais apurada, através da analise especifica dos problemas.
É fundamental o desenvolvimento de novas propostas e projetos, contando com a participação de várias vozes, articulando e encontrando respostas aos questionamentos do que se fazer em sala de aula. O currículo dever ser visto como um artefato cultural, um campo de produção e reprodução de cultura.
Ressalta-se ainda a necessidade de uma reformulação nos cursos de formação de professores, para que os mesmos possam chegar às escolas mais preparados a apresentar uma pratica pedagógica adequada aos alunos.
O estudo do currículo não é apenas uma questão técnica a ser resolvida por meio de modelos, é um processo continuo e complicado que envolve o ambiente escolar, material e humano. Que mesmo sendo debatida através de inúmeras teorias, só vai se chegar a uma solução através da pratica. Buscando a dinâmica das ações dos indivíduos e das ações sociais, utilizando todos os saberes e motivação dos sujeitos envolvidos na pratica.
Nossos curriculistas também ressaltam a importância de repensar a articulação teoria–prática,