antologia
Descrição
O sulfeto de ferro, também chamado de pirrotita, é um mineral composto de partes iguais de ferro (símbolo atômico Fe) e enxofre (símbolo químico S). Embora esses dois elementos frequentemente sejam encontrados combinados a outros, o único requisito para se criar o sulfeto de ferro, seja em laboratório seja na natureza, é acrescentar calor à mistura.
FeS pode ser obtido pela reação de ferro e enxofre.
Como Fazer
1. Pegue um cadinho de porcelana e coloque 1g de enxofre e 1g de limalha de ferro.
2. Leve ao fogo e misture com um bastão de vidro até os reagentes formarem um novo produto, o sulfeto de ferro.
Acrescentando Calor
Quando o ferro e o enxofre são colocados juntos e depois aquecidos, esse processo cria o mineral sulfeto de ferro. O calor, que precisa ser muito alto, faz com que esses dois elementos reajam entre si e se combinem, liberando um gás inflamável como subproduto.
Explicação
Quando se aplica calor a esses dois elementos separados um do outro, cria-se uma ligação entre eles em nível atômico. Os átomos, colocados em agitação pela energia gerada pelo calor, formam fortes ligações que apenas quando quebradas conseguirão separar novamente o ferro do enxofre. Porém, como nada se perde durante qualquer processo químico, o subproduto não utilizado na formação do sulfeto de ferro é liberado sob a forma de gás.
Na prática, sulfetos de ferro são frequentemente não-estequiométricos, ou seja não possuem um calculo da quantidade de reagentes e dos produtos da reação. Sulfeto de ferro pulverizado é pirofórico (se inflama espontaneamente com o ar.
S8(s) + 8Fe(s) → 8FeS(s)
Separação FeS
O básico
A separação do enxofre e do ferro pode ocorrer apenas se os dois compostos não forem parte de uma reação química. Então, importante observar que, se a mistura de limalha de ferro e enxofre for aquecida, uma substância química chamada sulfeto de ferro será