Antologia Poetica
Poética
Escola: E.E.Drº Euphly Jalles
Matéria: Português
Professora : Marli
Alunas: Amanda Cristina dos Santos Franciele Maria Seixas Franceschini
Nºs: 04 e 15
Série: 1° série 1
3º Bimestre
Poesia
A poesia, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice." O sentido da mensagem poética também pode ser importante, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal).
Não há definição objetiva dela, mas a poesia é talvez, a expressão de sentimentos, emocões e sentidos do poeta em relação aquilo que o rodeia ou pelo que toma como tema, revelada numa forma escrita, cuja sonoridade e estrutura, muitas vezes se assemelha a um cântico, a um apelo. Analisando-a no plano fónico, a poesia não é uma linguagem comum que serve somente para significar. Consegue criar um conjunto de sons agradáveis e melodiosos através da rima, do ritmo e de várias figuras de estilo como a repetição que é frequentemente utilizada.
Álvares de Azevedo
Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em São Paulo no dia 12 de setembro de 1831. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 25 de abril de 1852. Foi um escritor da segunda geração romântica (Ultra-Romântica, Byroniana ou Mal-do século),