Antivirus
Sem um bom antivírus, nenhuma máquina está livre das ameaças virtuais que circulam pela internet. Basta conectar-se à rede para que, em poucos segundos, tentativas de ataques e invasões comecem a atingir o equipamento.
O número de ameaças virtuais é grande e elas vêm de todos os lugares. Seja navegando pela Internet, abrindo um e-mail ou simplesmente plugando um pendrive ao computador, é possível ser infectado com algum tipo de malware.
Por isso, se você quer se manter protegido e evitar dores de cabeça como perdas de dados, por exemplo, é essencial ter um bom antivírus instalado em sua máquina.
2. O QUE SÃO?
Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.
Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades.
Para o usuário doméstico existe a opção de utilizar um antivírus gratuito ou um pago. A diferença está nas camadas a mais de proteção que a versão paga oferece, além do suporte técnico realizado por equipe especializada.
3. QUAIS SÃO?
Dentre os antivírus gratuitos os mais conhecidos são: AVG, Avast, Avira e Microsoft Security Essentials.
O AVG Antivírus é um antivírus desenvolvido pela empresa Grisoft (Hoje AVG Technologies), criada em 1991, para trabalhar com sistemas de segurança digital. Ele é muito simples e fácil de usar, ajudando o usuário a proteger seus dados com muito mais garantia.
Avast! é um antivírus desenvolvido pela AVAST Software, sediada na cidade de Praga, na República Tcheca. Ele é hoje considerado a melhor opção de antivírus gratuito, segundo técnicos conceituados em informática.
O Avira foi desenvolvido em 1988 pela empresa alemã H+BEDV Datentechnik (hoje Avira). Suas principais características são consumir pouca memória, liberando desempenho para outros programas, e a alta taxa de detecção de vírus, uma das maiores do mercado.
O