Antiguidade Romana
Os italiotas ou itálicos (tribos indo-europeia) subdividiam-se em povos com costumes, língua e desenvolvimento diferentes, dedicando-se alguns ao pastoreio, outros a agricultura.
O povo latino vivia, de início, em regime de comunidade primitiva, portanto, inexistia a propriedade privada da terra.
Os gregos iniciaram no século VII a.C a colonização do sul da Península Itálica, que passou a ser conhecida como magna Grécia.
Por volta do século VII, os etruscos deram início a sua expansão, conquistando a região de lácio (cidade de Roma).
3 principais características:
-No início o povo latino viviam em regime de comunidade primitiva.
-Faziam cultos aos antepassados
-tinham como autoridade máxima o pater familias.
Realeza:
Aristocracia de nascimento, representada pelos patrícios e de outro a maioria da população constituída de plebeus, geralmente homens livres: camponeses, artesãos, comerciantes mas sem direitos políticos .
Entre os plebeus, havia os clientes, assim chamados por dependerem de uma família patrícia que lhes oferecia proteção jurídica em troca de prestação de serviços.
República
A República teve inicio com a queda do rei estruco.
Nesta época aumentou a escravidão
O poder executivo era representado por dois cônsules eleitos.
Com o enriquecimento de algumas camadas da plebe -sobretudo as que se dedicavam ao comércio -, intensificaram-se as lutas pela igualdade de direitos políticos e civis.Os plebeus obtiveram diversas conquitas nos séculos V e IV a.C, como a criação do tribunato da plebe, a permissão do casamento misto. a publicação da lei das doze tábuas. A importância desta ultima decorre do fato de constituir o primeiro código escrito romano.
Ocorreram diversas revoltas de escravos nos séculos II e I a.C, das quais a mais famosa foi de Espártaco (73 a.C)
A expansão militar alterou profundamente as tradições romanas. A grécia, que fora anexada em 146 a.C., encontrava-se no período helenístico, caracterizado pelo contato com diversos