antiguidade oriental
ACHINA
Civilização Chinesa ou Civilização Sínica é uma região cultural, uma antiga civilização e, , dependendo da perspectiva, uma entidade nacional ou multinacional, situada na maior parte do leste asiático. É uma das grande oito civilizações contemporâneas e uma das mais antigas ainda existentes. Sua principal base é confuciana mas o taoismo e o budismo também possuem papeis relativamente importantes na formação de uma identidade cultural.
A palavra China costuma referir-se a regiões que, em termos mais específicos não fazem parte dela, como é o caso da Manchúria, da Mongólia Interior, o Tibete e Xinjiang (ver mapa das divisões da China). Nos meios de comunicação ocidentais, "China" refere-se, normalmente, à "República Popular da China', enquanto que "Taiwan" se refere à "República da China". Muitas vezes, em termos informais, especialmente entre chineses e ingleses (no contexto do mundo dos negócios), "a Grande região da China refere-se ao sentido mais lato, tal como foi apresentado no parágrafo anterior
Na sua história, as capitais da China situavam-se, essencialmente, no leste. As quatro capitais mais citadas são Nanquim (Nanjing), Pequim (Beijing), Xian, e Luoyang. As línguas oficiais foram mudando ao longo da sua extensa história, (incluindo línguas entretanto desaparecidas), incluindo o mongol, o manchu e os vários dialetos do chinês, entre os quais o mandarim (em chinês Hanyu, pronunciado haN ü, ou seja, /h/ como hat, em inglês, e /ü/ como o som do "u" francês) e o cantonês.
LOCALIZACAO GEOGRAFICA
A República Popular da China situa-se na parte leste da Ásia. A China, quarto maior país do mundo depois da Rússia, dos Estados Unidos e do Canadá, é limitada a norte pela Mongólia e Rússia, a leste pelo Oceano Pacífico, Coreia do Sul e Mar da China; ao sul pelo mar da China do Sul, a sul pelo Vietnã, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal e Paquistão; a oeste pelo Cazaquistão; Quirguistão e Afeganistão.
Um terço