Antiguidade Oriental e Clássica
A espécie humana teve uma evolução lenta, passando por diversos estágios e se desenvolvendo no decorrer dos tempos. Fomos ganhando habilidades e aprimorando nossa mente e nossa maneira de viver.
A origem da nossa espécie, Homo Sapiens Sapiens, tem duas possíveis hipóteses. A primeira hipótese acredita que tenham surgido na África, e migrado para as outras regiões do planeta substituindo as demais espécies. A segunda supõe uma evolução multiregional, onde as populações teriam evoluído até os humanos modernos havendo uma miscigenação entre as espécies existentes.
Com o desenvolvimento cognitivo, todas as habilidades que o homo sapiens sapiens já possuía, começam a funcionar juntas e com isso, surgem as primeiras formas de arte e religião. O chamado big bang da cultura, acontece entre o paleolítico médio ao superior, e faz com que o homem tenha os seus domínios cognitivos trabalhando juntos, reformulando a maneira de pensar de até então.
A concepção de arte do período paleolítico superior certamente era muito diferente da que conhecemos hoje. Eram artes figurativas, representadas por figuras rupestres que para o seu entendimento dependiam do conhecimento da pessoa que á observava.
Nessas primeiras formar de arte, surgiram o antropomorfismo, onde os animais assumem características humanas. E também o totemismo, onde o ser humano descende de um animal.
As imagens antropomórficas e sepultamentos demonstram ser neste período que se apresenta as primeiras ideias sobre o sobrenatural, e a crença na vida após a morte, dando origem á religião.
A fluidez cognitiva mudou completamente a forma de vida dos humanos. Transformou a caça, trouxe o surgimento da arte e da religião, novas tecnologias e maneiras de explorar o mundo. Foi um momento evolutivo, que depois de iniciado, não foi mais possível pará-lo.
ORIGEM DA AGRICULTURA
O real motivo para o surgimento da agricultura é a fluidez cognitiva. Com essa, os humanos se tornam capazes