Antiguidade oriental: a educaçao tradicionalista
Entre as primeiras civilizações detacaram-se a do Egito(4.000 a 525 a.C) e da Mesopotâmia (4000 a 539 a.C)
Características
A economia era agrícola de excedente, fundada em relações servis de trabalho, na qual parte da produção se destinava ao rei , considerado senhor de todos os habitantes e de todas as propriedades.
A sociedade estava estruturada na economia servil e na organização política teocrática. Assim, no Egito hierarquizava-se de cima para baixo do Faraó (rei), nos sacerdotes, nos escribas, nos guerreiros, nos camponeses.
A organização política relacionava-se a religião. O Estado, que era ao mesmo tempo, o deus,ou representante, tinha a função de proteger seus habitantes e possibilitar suas atividades produtivas construindo grandes obras destinadas ao controle das cheias dos rios.
A GRÉCIA CLÁSSICA
A Grécia clássica baseava-se em valores que glorificavam o homem e desconheciam a moral cristã. Os gregos clássicos criaram a democracia, especialmente em Atenas.
Democracia limitada aos homens livres atenienses, mas não fazia distinção de renda entre os cidadãos.
ROMA
O império Romano pode ser considerado um grande exemplo de globalização. Através de estradas bem pavimentadas, uma moeda e língua comum, os romanos integraram o mundo mediterrâneo e grande parte do que é hoje a Europa. A base de sua riqueza provinha do trabalho escravo. Para administrar esse império desenvolveram muito o sistema de leis.
OS ESTADOS ESCRAVISTAS
As civilizações clássicas: Grécia e Roma
A produtividade era obtida através das relações escravistas de trabalho, cuja mão de obra era utilizada na agricultura, nas minas e no trabalho doméstico. Havia três meios da pessoa se tornar escrava.
Nascimento: A pessoa já nascia escrava
Dívidas: Escravidão por dívida, a pessoa se tornava escrava devido a dividas que acumulara e não podia pagar.
Conquista: Devido à conquista de sua região a