Antiguidade Grega: Os períodos e suas categorias
Período Homérico
Politica: Os genos (pequenas comunidades agrárias) eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais.
Economia: Desenvolvimento da agricultura (trabalho na terra), plantação de alimentos para a própria sobrevivência, agricultura mais simples. Oscila do trabalho escravo com o trabalho dos súditos. O próprio povo trabalhando para a produção dos seus alimentos.
Religião:
Educação: Originária dos deuses e semideuses, exemplos a serem seguidos. Exemplos de virtude, combate, bravura, coragem, justiça, honra, glória e força. Todos estes valores estão ligados à guerra, onde se tem a formação das cidades gregas, desde o principio já era uma formação voltada para a guerra, cujo a fonte principal vai ser Homero.
Classe Social: As primeiras classes sociais que surgiram foram a dos grandes proprietários de terras, dos pequenos proprietários e a dos sem-terra. Estes últimos passaram a trabalhar nas grandes propriedades em troca de comida e roupa ou tiveram que se dedicar ao artesanato. Surgiu também a escravidão. Com a desintegração dos génos, nasceram centenas de Cidades-estados, como Tebas, Argos, Corinto, Mileto, Atenas e Esparta.
Local de provas:
Provas:
Período Arcaico
Política:
Período Clássico
Política: A maioria das cidades gregas eram democráticas e oligárquicas. Período onde a democracia estava no auge.
Economia: Baseada na escravidão e n saque (roubo). Esta economia aumenta mediante a expansão territorial.
Religião: Politeísta (Vários deuses e semideuses) vinculada à formação educacional do guerreiro.
Educação: A educação era exclusiva para o cidadão/soldado (formado para ser guerreiro), seguindo o exemplo dos deuses ou semideuses. Em Atenas os estrangeiros também são