Antigona resumo
INTRODUÇÃO
Antígona é um dos dramas gregos mais importantes escrito por Sófocles, que escreveu enumeras peças dentre as quais Édipo me Colona, Édipo Rei e Antígona.
Antígona mostra como duas opiniões opostas podem ser corretas dependendo do ângulo analisado. A interpretação que mostra no âmbito jurídico em relação à tragédia, é a de que por meio de seu desfecho, poderia expressar uma vitória do direito natural sobre o direito positivo. Esta peça tenta construir uma leitura capaz de pensar em outros termos, a polêmica que a peça coloca em movimento no que diz respeito às relações entre direito e moral. O desenvolvimento realizado permite identificar diferentes ideias da realidade presentes na dinâmica da peça.
RESUMO DA OBRA
A trágica história de Antígona aconteceu em Tebas, cidade governada por Creonte após a tragédia do rei Édipo e a morte de seus filhos Etéocles e Polinices. São personagens da obra Antígona: Antígona, Hêmon seu noivo e filho do rei, Ismênia irmã de Antígona, Terésias, o adivinho cego, Coro dos anciãos de Tebas, Eurídice pai de Hêmon e esposa do rei, Creonte o rei e tio de Antígona, o Enviado, o Guarda e o Mensageiro.
Na família de Antígona aconteceu uma sucessão, primeiro o pai Édipo casou com sua própria mãe e matou seu próprio pai, deixando um legado de desgraças, que ganha novos atos como no drama de Antígona.
O drama da jovem Antígona, atormentada pelo passado, continua com a morte de seus irmãos Etéocles e Polinices, que disputam o trono de Tebas e acabam matando um ao outro construindo mais uma tragédia na história de Antígona. Como se não bastasse a morte dos irmãos o tio de Antígona o rei Creonte decreta que Polinices é inimigo de Tebas e concede as honras fúnebres apenas a Etéocles que morreu lutando por Tebas. A Polinices é dado o destino de apodrecer sobre a terra, sendo comido pelos cães e abutres.
Ao saber da lei