Antigo caminho do ouro
Objeto de análise: Cartilha do projeto de extensão “Caminho Antigo do Ouro”
Objetivo: Analisar a adequação do conteúdo ao público alvo A cartilha, destinada a alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental I, é um material rico em conteúdos relevantes para o público alvo. Correspondendo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia, a objetivos para alunos deste ciclo: utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas; identificar ascendências e descendências das pessoas que pertencem a sua localidade; reconhecer o papel da sociedade na construção das paisagens urbanas e rurais brasileiras; valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, entre outros. O material aponta diferentes visões de um determinado fato ou sujeito histórico, favorecendo a construção do pensamento crítico-reflexivo. As comparações destas relações a conhecimentos mais próximos das crianças, como os trajetos percorridos pelos primeiros colonos no Brasil a caranguejos na praia, ou o Brigadeiro Eduardo Gomes ao doce criado em sua homenagem, facilitam a assimilação do conteúdo.
Os títulos e subtítulos apresentam certa complexidade que, neste caso, não considero apropriada. A sugestão é de que os títulos “convidem” a criança de uma maneira mais lúdica, indicando que o aprofundamento no assunto pode ser interessante e, ao mesmo tempo, prazeroso.
A estrutura do material mantém uma boa sequência, destacando o contexto de formação do Caminho do Ouro e as transformações ocorridas e contribuições deixadas em função de sua existência.
No primeiro capítulo, o assunto da cartilha é didaticamente contextualizado no tempo e espaço. No entanto, alguns trechos apresentam linguagem e forma pouco compatível ao público a que se destina. Foram utilizados alguns termos complexos e o conteúdo está formado em maior parte por texto. A indicação é que estes trechos sejam simplificados ou substituídos por imagens explicativas. O mesmo