anticonvulsivantes
ARTROLOGIA
Eduardo A. Gonçalves
Fisioterapeuta e Educador Físico
ARTROLOGIA
Definição É o ponto de contato entre dois ossos.
Constituição tecido conjuntivo flexível, na maioria das vezes permite algum grau de movimento.
A classificação estrutural das articulações é baseada em dois critérios: presença, ou não, de espaço entre os ossos que formam as articulações, chamado de cavidade sinovial; tipo de tecido conjuntivo que une os ossos.
A classificação funcional é baseada: no grau de movimento que permitem
Classificação estrutural Articulação fibrosa Articulações cartilaginosas Articulações sinoviais Classificação funcional Anfiartrose articulação pouco móvel Sinartrose articulação imóvel Diartrose articulação com movimentos amplos. Todas as diartroses são articulações sinoviais.
Classificação estrutural
Articulação FIBROSA Não tem cavidade sinovial, e os ossos que as formam são unidos, bem juntos, por tecido conjuntivo fibroso.
Movimento Permitem pouco ou nenhum movimento.
p.e. suturas, sindesmoses e as gonfoses.
Fibrose Suturas É a articulação fibrosa composta por fina camada de tecido conjuntivo denso, que une os ossos do crânio.
Funcionalmente Por serem imóveis, as suturas são, funcionalmente, classificadas como sinartroses.
Classificação estrutural
Fibrose Sindesmose Comparando com a sutura há maior distância entre os ossos que a formam e mais tecido conjuntivo fibroso disposto como feixe (ligamentos), lâmina (membrana interóssea)
Funcionalmente Permitem algum movimento e são classificadas como anfiartroses.
Classificação estrutural
Fibrose Gonfoses É um tipo de articulação fibrosa na qual uma estrutura cuniforme encaixa-se, perfeitamente, em uma depressão óssea. Os únicos exemplos de gonfoses são as articulações entre as raízes dos dentes e os alvéolos dos processos das maxilas e da mandíbula
Funcionalmente São classificadas, como