antibioticos
Nome: Gabriela Vitória nº 8 série 8ºA
Antibióticos são substâncias, desenvolvidas a partir de fungos, bactérias ou elementos sintéticos. A finalidade do antibiótico é combater microrganismos (monocelulares ou pluricelulares), causadores de infecções no organismo. A descoberta da substância ocorreu em uma situação peculiar e diferente. Dr. Fleming tirou férias no mês de agosto de 1928. Antes de viajar, ele acabou esquecendo placas de cultura de estafilococos na mesa. Normalmente as placas eram guardadas em geladeira. Depois das férias, quando voltou ao trabalho, no mês de setembro, ele percebeu que essas placas estavam com mofos. Separou-as para fazer a limpeza com lisol. Dr. Fleming percebeu então que em uma dessas placas havia um halo transparente em torno de um mofo. Logo ele percebeu que o fungo estava produzindo uma substância bactericida.
2.1 Antibiótico
Os antibióticos são fármacos utilizados para tratar infecções bacterianas, matando ou inibindo o crescimento dos microrganismos. São capazes de inibir em baixas doses, processos vitais das bactérias. (KESTER ET AL, 2008).
2.2 Espectros de ação
Adicionalmente, cada antibiótico está associado a um espectro particular de atividade. Esse espectro de atividade descreve o número de diferentes espécies de microrganismos que são sensíveis a esse fármaco. Os antibióticos de amplo espectro são aqueles ativos contra muita espécie de bactérias enquanto os de baixo espectro são ativos em poucas espécies de bactérias. (KESTER ET AL, 2008)
2.3 Infecção
Crescimento de microrganismo que causam danos no hospedeiro. Esse microrganismo é conhecido como patógeno e podem ser bactérias ou fungos. (KESTER ET AL, 2008).
2.4 Toxicidades seletivas
O antibiótico ideal interfere em uma função vital das bactérias sem comprometer as células do hospedeiro. (KESTER ET AL, 2008).