Antibioticos
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
ANTIBIOGRAMA
OBJETIVO EXPERIMENTAL
Verificar a sensibilidade ou resistência das bactérias aos antibióticos determinados
Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos
2. Introdução
Antibiograma ou Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos é uma prova utilizada para alguns grupos de bactérias, principalmente as que adquirem resistência facilmente, entre elas as Enterobactérias.
Os testes para a detecção de resistência são realizados em bactérias isoladas de amostras representativas de um processo infeccioso, no qual a sensibilidade aos antimicrobianos não é previsível ou quando existem problemas de resistência à antibióticos. Não é indicada a realização do T.S.A. em microorganismos da microbiota normal dos sítios anatômicos analisados. Por estes fatores o antibiograma é uma das principais funções do laboratório de microbiologia clínica.
O meio que deve ser utilizado para esta prova é o Mueller-Hinton por possuir propriedades que permitem o crescimento da maioria dos microorganismos não permitindo que seu perfil nutricional interfira na sensibilidade ou resistência das bactérias aos antibióticos.
Para a realização do TSA, necessariamente a bactéria em questão, primeiramente deva ter sido isolada e realizado os testes de gram, catalase, DNAse e coagulasse, a fim de fazer uma previa identificação da bactéria para a escolha dos discos de antibióticos adequados.
3. Exemplos de Discos utilizados para o antibiograma:
Escherichia Colli
1- Ampicilina + Subactam 10mg
2- Meropenem 10mg
3- Piperacilina Fazobactam 100mg
4- Vamcomicina 30mg
Salmonella
1- Ampicilina + Subactam 10/100mg
2- Meropenem 10mg
3- Piperacilina Fazobactam 100mg
4- Vancomicina 30mg
Pseudomas
(Cultura não Viável, não houve crescimento)
1- Imipenen 10mg
2- Piperacilina Fazobactam 100/10MG
3- Vancomicina 30mg
4- Ampicilina + Subactam 10/100mg
4. Materiais
Colônia de bactéria a ser testada;