antibioticos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA
FARMACOLOGIA DOS PRINCIPAIS
ANTIPARASITÁRIOS DE USO NA MEDICINA
VETERINÁRIA
LAERTE ALEIXO BALDANI2
RAIMUNDO VICENTE DE SOUSA 1
ADELMO GUILHOTO MIGUEL2
Lavras, 1999
1- Professor DMV/UFLA
2-Acadêmicos de Medicina Veterinária
NOTA
A clínica dos animais, seja de companhia ou de produção, é um campo sempre em mudança. Precauções padronizadas de segurança precisam ser seguidas, mas, à medida que novas pesquisas e experiências clínicas se desenvolvem, tornam-se necessárias, ou apropriadas, mudanças no tratamento e na terapia com drogas.
Nós, autores deste boletim, compilamos algumas informações básicas sobre a farmacologia de algumas drogas em uso atualmente e outras de importância histórica na Medicina Veterinária, que acreditamos possam ser úteis no dia a dia dos profissionais da área.
Não é o nosso objetivo oferecer uma obra completa sobre o assunto, e em vista das constantes mudanças no mercado optamos por não exemplificar as drogas com algumas de suas apresentações atuais no comércio.
Do mesmo modo, com o constante desenvolvimento de resistência a algumas bases farmacológicas, fato este que envolve vários fatores relacionados ao parasita, ao hospedeiro, à droga em questão, ao tipo de manejo e inclusive aspectos regionais, dentre
2
outros, também omitimos suas respectivas doses terapêuticas, e deixamos a cargo dos profissionais para que possam optar pelas drogas apropriadas e determinar suas dosagens conforme seu conhecimento e experiência profissional e também conforme orientação do fabricante.
Os autores
3
I. INTRODUÇÃO:
1. IMPORTÂNCIA DO PARASITISMO:
As perdas econômicas determinadas pelas parasitoses nos animais de produção, apesar de normalmente não percebidas pelo proprietário, são altas quando se considera a redução no ganho de peso, na produtividade e um aumento da susceptibilidade a doenças