Antibioticos
Inicialmente, esta descoberta não despertou grande interesse; no entanto, quando da eclosão da 2ª Guerra Mundial, em 1939, intensificaram-se as pesquisas para avaliar o valor quimioterápico da penicilina.
Assim, em 1942, por altura de um incêndio numa discoteca em Boston, foi utilizada uma “droga milagrosa” que se mostrou excelente no combate às infecções de pele associadas às queimaduras resultantes do incidente: a penicilina. A partir desta data, a penicilina passou a ser produzida em escala industrial, inaugurando uma nova era para a medicina, denominada a “era dos antibióticos”.
O que é um Antibiótico
Antibióticos são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que têm a capacidade de impedir a multiplicação de bactérias ou de as destruir, sem ter efeitos tóxicos para o homem ou animal.
As principais fontes de antibióticos usados hoje em clínica são produtos naturais: fungos (Penicillium produtor de Penicilina) ou bactérias. No entanto, há já alguns anos, existem antibióticos totalmente sintéticos (como as sulfamidas). Os antibióticos são totalmente ineficazes contra os vírus.
Os antibióticos são comumente utilizados no tratamento de infecções bacterianas. Entretanto, seu uso deve ocorrer somente sob indicação médica, pois, se usado indiscriminadamente, ao invés de combater as bactérias, ele as tornará mais resistentes, e, desta forma, já não será mais eficaz contra elas.
Que Antibióticos Existem ?
Há centenas de antibióticos, alguns dos quais são apenas utilizados a nível hospitalar, estando a maior parte incluídos em oito grandes grupos. São classificados de acordo com a sua estrutura química de base. Os constituintes de cada grupo de