Antibioticos - casos clinicos (1)
O cloranfenicol é responsabilizado por um quadro de intoxicação grave no recém-nascido conhecida como "síndrome do bebê cinzento". Decorre da imaturidade e incapacidade do fígado do bebê para metabolizar este antibiótico. Devido ao acumulo da droga no corpo do bebê, a mesma ataca a medula, causando diminuição das hemácias, levando aos sintomas característicos e exprimindo uma cor cianótica observada na pele.
Paciente aidético hospitalizado está sendo tratado com Zidovudina, porém nenhuma profilaxia antimicrobiana. O paciente desenvolveu septicemia com febre, possivelmente causada por bacilo gram-negativo. Considerando que a infecção deste paciente é grave, qual conduta terapêutica você prescreveria?
Para Enterobacteriaceae, E. coli e outros gram-negativos, o tratamento primário se faz com Ofloxacina 400mg VO 2x/dia, por 14 a 28 dias. E um tratamento alternativo pode também ser feito com Ciprofloxacina 500mg VO 2x/dia.
Paciente, sexo masc., 28 a, viciado em drogas iv, deu entrada na emergência, queixando-se de febre, calafrios e palpitações nas últimas 6 h. Refere uso de heroína iv, 24 h antes. O exame físico revela paciente mal cuidado, com tatuagens, hipertermia e suores profusos. Pulso 120/min e PA 100/50 mmHg. Pulmões e faringe normais. O exame cardiovascular revela ruído diastólico do lado direito. O exame das unhas das mãos revela hemorragias e o exame laboratorial, série branca 18.000/ul, creatinina 1.1 mg/dL. Amostras de sangue são enviadas para cultura microbiológica. Diagnóstico preliminar sugere endocardite bacteriana. Paciente é