Anthony F Bio Gon Alo Definitivo
382 palavras
2 páginas
A guerra das trincheirasGuerra de trincheiras ocorreu na segunda fase (1915-1917) da Primeira Guerra Mundial. Os exércitos da Frente Ocidental protegiam-se em extensas linhas de trincheiras que eles mesmo cavavam.
Foi também a fase mais mortífera da guerra. Nesta fase da guerra utilizaramse como armas: minas, redes de arame, canhões de longo alcance, metralhadoras, e gás tóxico, tanques, submarinos, aviação e outros. O quotidiano dos exércitos em confrontos era péssimo pois a alimentação e a higiene eram muito más (sujeitos a pragas, parasitas, ratos e ratazanas).
Corpos em decomposição, atraíam ratos que originavam doenças. A falta de higiene, piolhos e fezes propagavam a febre, sintoma que afetava mais de
10% dos soldados.
(Uma trincheira típica tinha pouco mais de 2 m de profundidade e cerca de 1,80m de largura. À frente e atrás, largas fileiras de sacos de areia, com quase 1m de altura, aumentavam a proteção.)
(O terror da guerra enlouquecia muitos soldados. Os mais desesperados saíam da trincheira para serem mortos pelos inimigos.)
Testemunho do Capitão Edwin Gerard Venning, França
“Ainda estou atolado nesta trincheira. Não me lavei, nem mesmo cheguei a tirar a roupa, e a média de sono, a cada
24 horas, tem sido de duas horas e meia (…)”
A
maior parte da comida era enlatada. A ração diária do Exército inglês só dava direito a um pedaço de pão e alguns biscoitos. Para reabastecer o cantil com água, muitos soldados recorriam a poças deixadas pela chuva. Para aliviar o sofrimento, eram oferecidos vinho, rum ou conhaque ás tropas.
“O campo de batalha é terrível. Há um cheiro azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano (...) As pernas de um soldado inglês irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros (…); Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido