Anteprojeto - Reciclagem de residuos de solda
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
PEDRO CARVALHO
REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE ELETRODOS DE SOLDAGEM
SALVADOR
2012
PEDRO CARVALHO
REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE ELETRODOS DE SOLDAGEM
SALVADOR
2012
INTRODUÇÃO
A soldagem é um método de união localizada de materiais, de forma permanente, de peças metálicas. Seu uso é indispensavel nas indústrias. Existem diversos processos de soldagem como a TIG, MIG, por resistência, plasma, eletrodo revestido, dentre outros. Sendo o mais utilizado o de eletrodo revestido, pela sua facilidade de utilização, custo e bom acabamento apresentado.
O processo de soldagem com eletrodo revestido consiste na movimentação ordenada de elétrons, estimulados por uma fonte transformadora retificadora, passando pelo eletrodo propagando-os no ar em direção ao polo oposto, desprendendo luz e calor intensos capazes de derreter o eletrodo e criar uma zona de metal fundido na superficie local da peça a ser fundida.
Os eletrodos revestidos utilizados são varetas compostas por um arame endireitado (alma), metal definido a partir de sua necessidade, e o revestimento. Essas varetas não são cosumidas em sua totalidade, restando “pontas” de eletrodos com cerca de cinco centímetros, que posteriormente serão descartadas, sem, a principio, um reaproveitamento deste material pela propria empresa. Com foco na garantia da qualidade e segurança, a ISO determina que esse tipo de material deve ser descartado de maneira correta como qualquer outro que possa trazer danos ao meio ambiente. Logo surge a necessidade de reaproveitamento a fim de evitar o descarte inapropriado do eletrodo.
OBJETIVO
Este estudo está voltado para o desenvolvimento de um método, que tem como finalidade o reaproveitamento de eletrodos descartados. Os dados obtidos serão