Antecedentes historicos da administração
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO: GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA> FUNDAMENTOS DA CIEÑCIA ADMINISTRATIVA I
ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
NOME DO ALUNO (A)
TERESINA, ABRIL DE 2012
NOME DO ALUNO (A)
ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
Teresina, abril de 2012.
SUMÁRIO
A história da administração é recente. Ela se desenvolveu com impressionante lentidão, e somente a partir do século XX teve notável pujança e inovação, as organizações na época eram poucas e pequenas: predominavam pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos como médicos, advogados e artistas que trabalhavam por conta própria o lavrador o armazém da esquina e etc. Embora o trabalho sempre tenha existido as organizações são bem recentes.
A influência dos filósofos na administração:
Os filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que o correm em seu meio podendo ser externo ou até mesmo interno. Eles buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle, porém vemos que em um período tão desglobalizado, houve mais resultados positivos do que muitas empresas que existem hoje em dia.
Merece referências a influência dos filósofos gregos, como Platão (429 a.C. 347 a.C.) discípulo de Sócrates, e Aristóteles (384 a.C. 322 a.C.), discípulo de Platão. Ambos deixaram contribuições para o pensamento administrativo do Século XX. Platão preocupou-se com os problemas de natureza política e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego. Aristóteles impulsionou o pensamento da Filosofia e no seu livro Política estudou a organização do Estado.
Outros filósofos deixaram importantes contribuições para a formação do