Antecedentes historicos da administracao
No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma – simples ou complexa – de administrar as organizações. Trata-se de uma história recente, com desenvolvimento lento e que teve início apenas em meados do século XX. A história da Administração foi influenciada por muitas correntes. A Administração teve a influência de vários filósofos, como Sócrates e Aristóteles, assim como dos físicos, Newton e Descartes. Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época. Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna.
A organização eclesiástica, pois, havia uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional, que juntas e comandadas por uma única pessoa – o Papa – e que, bem-sucedida serviu de modelo para diversas organizações, assim como a militar. Resultam da organização militar daquela época: a organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica. Aqui surgiu o pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento, acreditando-se que o incerto deveria ser esperado, mas o planejamento deveria reduzir o seu impacto.
Contudo, a grande reviravolta ocorreu com a Revolução Industrial que provocou várias mudanças a nível económico, social, politico, industrial e tecnológico. A Revolução Industrial criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração, sendo este respaldado nos avanços tecnológicos nos processos de produção alcançados até então, da construção e utilização das máquinas, e da crescente legislação para defesa do trabalhador. Portanto, a Revolução Industrial foi decorrente da necessidade dos empresários, de atender a demanda em expansão. A administração deve tão somente à Revolução Industrial o conceito de organização da empresa