Ant Gona Sofocles ATUALIZADO

695 palavras 3 páginas
Universidade Fundação de Ensino em Osasco – Unifieo

Diego Roberto da Silva

Antígona de Sófocles
Entendimento do Livro

Osasco, 1°Semestre Direito
2015
Resumo

O Drama de Sófocles inspirada na mitologia Grega conta a História de uma irmã que decide arriscar a própria vida para fazer com que seu irmão Polinicies seja sepultado honrosamente igual seu irmão Etéocles fazendo valer o Direito que todos tem. Os dois se mataram em uma batalha por terra. O Rei Creonte anunciou publicamente que Etéocles seria sepultado honrosamente conforme a tradição e Polinicies seria deixado no tempo para os animais por ser considerado um traidor, o Rei então cria a LEI que isso aconteceria com todos aqueles que desobedecem as ordens de seu Governo.
Antígona Irmã dos mortos, Briga para fazer com que seja válida a lei que ela considera natural de todos os cidadões. Seu irmão Polinicies que tanto foi desonrado pelo Rei com sua nova LEI. Antígona então conversou com sua Irmã Ismênia para que ela ajudasse a honrar Polinicies.
No castelo do Rei um dos guardas entra desesperado em sua sala se lamentando e dizendo que nem ele e nem seus homens o teriam cometido tal ato que ali ele anunciaria. O Rei então pergunta o que ocorreu e seu guarda leva a noticia que Polinicies foi sepultado e coberto com um pó desobedecendo assim às ordens. O Rei furioso por alguém ter desrespeitado sua ordem exige que o guarda trouxesse o culpado da ação.
Desobedecendo ao Rei Antígona é pega em uma emboscada que os guardas fizeram para capturar o culpado, Imediatamente Antígona é colocada diante do Rei e é acusada pelo ato. O Rei então pergunta se ela afirma ou nega o Fato, Antígona toda orgulhosa diz que sim, não nega que desobedeceu a lei do estado criada por ele! Ela diz que não foram os Deuses que estabeleceu esse fim para os Homens, que o Homem não tem poder, que um mortal possa sobrelevar os preceitos não escritos, mas imutáveis dos Deuses. Sabendo que isso irá lhe custar à própria Vida diz que

Relacionados