Ansíoliticos
ANSIEDADE
A ansiedade é uma emoção normal que existe em todos os seres humanos e de extrema importância para a sobrevivência. É um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.
Resposta ao medo se caracteriza por comportamentos defensivos, reflexos autônomos, despertar e alerta, secreção de corticosteróides e emoções negativa. O estado de ansiedade constitui pelos mesmos componentes da resposta ao medo, porém de forma antecipatória e independentes de eventos externos.
A ansiedade é uma reação em geral normal do ser humano. É uma resposta adaptativa do ser humano frente a situações ameaçadoras, preparando o indivíduo para evitar a ameaça ou atenuar suas consequências. É um sentimento que acompanha mudanças na vida da pessoa.
A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, ela aparece sem que haja um motivo aparente, desproporcionais em relação ao estímulo, ou qualitativamente diversos do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo. Tais reações exageradas ao estímulo ansiogênico se desenvolvem, mais comumente, em indivíduos com uma predisposição neurobiológica herdada. As teorias biológicas falam em hiper-excitação do sistema nervoso autônomo e desequilíbrio de hormônios como a serotonina e a noradrenalina, além de fatores genéticos que contribuem para isso.
Os sintomas são sudorese, tremores, náuseas, taquicardia, agitação psicomotora, vômitos, palpitação, desconforto abdominal e diarréia. A esse conjunto (ansiedade patológica mais sintomas autonômicos) chamamos de Síndrome Ansiosa.
A ansiedade pode ser classificada em:
TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: consiste em uma preocupação constante, excessiva e abrangente, acompanhada por sintomas somáticos, causando comprometimento