Ansiolíticos
O que é: Os ansiolíticos são drogas com propriedades de atuação em ansiosos e tensos. São popularmente conhecidos como tranquilizantes, atualmente a nomenclatura de ansiolítico foi dada pelo significado de destruir a ansiedade. Os consumidores desses medicamentos são em geral ansiosos, tensos e nervosos e na sua maioria utilizam o medicamento sem prescrição médica, ou seja, em qualquer situação que julgar oportuna.
O grupo dessas substâncias tem o nome de benzodiazepinas.
Exemplos de Fármacos: Diazepan, clonazepan( ação longa 24 a 48 hs), midazolan (ação ultra-curta menor que 6 hrs ), lorazepam, temazepam, oxazepam(ação curta12 a 18 hrs), alprazolam (ação média 24 hrs) Efeitos físicos
No corpo essas drogas induzem ao sono e proporcionam sensações de relaxamento e calma. Durante o uso é fundamental que o indivíduo não pratique nenhuma atividade perigosa, como dirigir e operar máquinas, pois o ansiolítico prejudica a atenção.
Quando utilizados por tempo prolongado, semanas ou meses, pode causar dependência. Se o usuário entrar em abstinência quanto a droga pode sentir irritabilidade, insônia excessiva, sudoração, dores no corpo e convulsões. Os benzodiazepínicos podem causar tolerância, ou seja, o indivíduo aumenta a dose para sentir o efeito da droga.
Efeitos na mente
Devido ao direcionamento desta medicação, que tem como objetivo deixar a pessoa menos ansiosa e tensa, atinge diretamente o cérebro. Como consequência temos:
Diminuição da ansiedade
Indução de sono
Relaxamento muscular
Redução do estado de alerta.
Ao misturar álcool e ansiolíticos o usuário pode chegar ao coma , pois ele potencializa a ação depressora. Prejudica ainda o desempenho escolar pelos efeitos colaterais e dependência, portanto é muito importante destacar que o uso destes medicamentos somente deve ser feito por prescrição médica.
Mecanismo de Ação
Benzodiazepínicos: Potencializam a ação do neurotransmissor GABA , aumenta a afinidade de GABA pelo seu próprio