Ansiedade
A palavra “ansiedade” descreve inúmeras sensações tais como:fobias de coisas ou situações específicas (medo de falar em público, medo de altura,de elevador, de insetos, de voar de avião), ataques de pânico
(sentimentos intensos de ansiedade nos quais as pessoas frequentemente sentem estar prestes a morrer ou a enlouquecer), transtorno de estresse pós-traumático (lembranças repetitivas de traumas terríveis com altos níveis de sofrimento), transtorno obsessivo compulsivo (pensar ou fazer coisas repetidamente) e transtorno da ansiedade generalizada (uma mistura de preocupações e sintomas de ansiedade experimentados a maior parte do tempo).
Também utilizamos a palavra
“ansiedade” para descrever curtos períodos de nervosismo ou medo que experimentamos quando enfrentamos experiências difíceis em nossas vidas. Greenberg &Padesky(1999).
É difícil encontrar uma definição exata da ansiedade que cubra todos os aspectos, apesar das várias publicações referentes ao assunto, todos conhecem estes sentimentos. Não existe uma só pessoa que nunca tenha experimentado algum grau de ansiedade. O interessante é que a maioria das pessoas ansiosas tem noção de seus sintomas físicos, mas não sabem a causa destes sintomas. A ansiedade não surge na vida da pessoa por escolha própria. Acredita-se que vivências interpessoais e os problemas da primeira infância possam ser importantes causas dos sintomas. Além disso, existem as causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais.
Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.
Podemos dividir a ansiedade emnormal e patológica.
A ansiedade normal é aquela que prepara o ser humano para lutar diante de situações potencialmente danosas, como punições ou