Ansiedade Social
GABRIELA FONTES E RAQUEL GESTEIRA BARBACENA, NOVEMBRO DE 2013
Objetivos Gerais
Compreender o que é Ansiedade Social e a Fobia Social, como elas são manifestadas, o que as motivam, e quais as influências na vida do indivíduo.
Objetivos Específicos
Identificar quando o medo e a Ansiedade se tornam incontrolável, e consequentemente patológica.
Motivos que influenciam e desencadeiam a Ansiedade Social.
Qual o comportamento das pessoas que sofrem com a Ansiedade Social.
Fatores que contribuem para uma melhor qualidade de vida para as pessoas que sofrem com a Ansiedade Social.
Metodologia
Em um mundo moderno em que predomina o tipo de vida urbana, individualista e capitalista, crescem os problemas relacionados à ansiedade social, ao estresse e à falta de habilidade interpessoal. Basta fazer uma breve reflexão, para se observar que vêm aumentando o número de pessoas que não têm mais tempo para as outras pessoas, famílias se isolam em seus apartamentos, caem na rotina diária e acabam por se fecharem, bitoladas, em seu mundo, cegas, em busca de um determinado objetivo. Em muitas famílias, os pais não têm mais tempo para dialogar com seus filhos e estes acabam sendo educados por outras pessoas e, principalmente, pela televisão. Como se vê, cresce a falta de diálogo entre as pessoas e relacionado a este fato, a cada dia que passa, aumenta a quantidade de livros de autoajuda e cursos relacionados à habilidades interpessoais e sociais. Neste contexto, inclui-se a fobia social que pode ter na falta de diálogo e falta de interação, motivos para o seu surgimento.
Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Deve-se tentar dimensionar a gravidade da