anotações
TRANSPORTE PASSIVO: é o transporte no qual moléculas hidrofílicas transitam através da membrana plasmática por intermédio de uma proteínas carreadora sem gasto de energia e sempre a favor do gradiente de concentração. Tem 02 tipos: mediados por carreador e mediados por canais iônicos.
TRANSPORTE ATIVO: é o transporte de íons ou moléculas não carregadas através da membrana plasmática através de um intermédio de proteínas carregadoras com gasto de energia contra o gradiente de concentração.
FORMA DE TRANSPORTE DA MEMBRANA
Exocitose: quando vai ocorrer a vesícula vai se ligar nas proteínas caderinas, uma vez ela grudada na caderina a vesícula se funde com a membrana da célula e a vesícula joga o conteúdo para fora.
Endocitose:
- fagocitose: quando transporte de molécula grande para dentro
- pinocitose: quando transporte de moléculas pequenas.
A glicose depende do sódio para entra na celular, ele entra juntos por um canal, e o sódio é colocado para fora da celular pela bomba de sódio/potássio, se inibe a bomba vai aumentar a concentração de sódio dentro da celular dificultando a entra de mais sódio e com isso a entrada de glicose.
BIOLETROGENESE
A bioletrogeneses é a capacidade de gerar e alterar o potencial elétrico através da membrana.
Potencial de membrana é a diferença de voltagem através a membrana.
Uma fibra nervosa calibrosa mede -90 mV
Fibra pequena mede -70 mV
3 fatores que contribui para o potencial elétrico (repouso):
O que faz com que as células fique negativas são proteínas que são anions protéicos, que não conseguem sair da célula por serem grandes.
Canais vazante de potássio: são canais iônicos que permitem a saída constante do potássio da celular.
Obs.: o potássio sempre estará saindo da célula
Bomba de Sódio/potássio: o seu principal papel é regular o