Anotações sobre o café
1821-1830 : inicio da exportação com baixas exportações de sacas
1881-1889: Auge da exportações
Antes o café era concentrado no RJ (vale do paraíba), mas ao longo dos anos houve uma maior distribuição da plantação e a produção em SP aumentou .
O preço do café variou em um ciclo dividido em três etapas: 1° ) 57-68 2°)69-85 e 3°)86-1905
Essa variação se deu de acordo com a defesa dos interesses dos cafeicultores, ******
Ideia: o preço caiu ( desvalorizou ) o que permitiu sua manutenção . Aumenta da oferta ou seja , aumenta da produção do café .
A alta exportação do café impactou a economia brasileira em vários sentidos como a desvalorização cambial e a busca pela mão de obra. Os escravos africanos estavam sendo comercializados com altos preços, e como estava havendo a queda da comercialização da cana-de-açúcar os cafeicultores estavam comprando escravos vindos do nordeste e estavam buscando outros tipos de mão de obra como o trabalho dos imigrantes .
A partir da lei do ventre livre os cafeicultores começaram a ter uma consciência maior sobre o fim da escravidão
A expansão cafeeira também estimulou o crescimento dos meios de transporte. As ferrovias impactaram a vida econômica, politica, social e cultural da sociedade.
*******
As ferrovias formaram o núcleo de trabalho industrial para o Brasil, onde os trabalhadores precisavam ter um maior conhecimento sobre maquinário e socialização das classes tipicamente capitalista.