anotações jornalismo impresso
O privilégio à informação on line, que exige a antecipação de horários e a extensão da jornada, com reflexos decisivos na organização da redação, na exploração do trabalho, na competitividade entre as empresas do mesmo grupo, na forma de se produzir e consumir notícia e nas expectativas quanto à sobrevivência do meio impresso. Processo de integração que previa a publicação de informações tanto no meio impresso quanto nas mais diversas plataformas digitais.
Muito além do papel de um jornal”, que afirmava: “Hoje a informação precisa estar onde você quiser. Aprofundada. Analisada. Comentada. um jornal tem que estar no papel. Na tela. Na sua mão.
Essa transição é ao mesmo tempo dinâmica e precária. Projetos começam a ser executados ainda sem condição de pleno desempenho, o que acarreta inevitáveis conflitos internos e uma discrepância entre o discurso e a prática.
Acompanhar o que circula no mundo virtual, de modo a sugerir pautas para as diversas editorias
Um boletim com três edições diárias, distribuído internamente, com os links dos temas que estão sendo mais discutidos nas mídias sociais – e que mistura assuntos relevantes com bizarrices e curiosidades –, para avaliação de cada editoria sobre a oportunidade de tratar do assunto.Pode também ser utilizado como um instrumento de vigilância.Levavam as mídias sociais a entrar na pauta do jornal e davam origem a matérias importantes e de grande repercussão.
“o novo ritmo da redação”, com sua prioridade para o digital.site, com a divisão mais clara dos blocos de matérias e um desenho mais atraente para a leitura dos textos, livre do excesso de elementos que costuma poluir as páginas virtuais.
A mudança da rotina para a aposta no digital afetou especialmente os suplementos, que no impresso mantêm a periodicidade semanal mas, para o