Anotações estágio
Fui encaminhado para o Sexto Ano do ensino fundamental, chegando na sala, apresentei-me para a professora de Geografia. Prestativamente ela fez questão de me explicar como é o andamento de sua aula me apontando as explicações da lousa, juntamente com um desenho. Pude observar os alunos bem receosos com a minha presença, um dele me questionou: “Você não vai anotar não né?”, respondi que sim, então ele, juntamente com os outros alunos protestaram por um momento, me questionando se eu iria mostrar as anotações para a professora, ou para a diretora, e ficaram satisfeitos pela resposta “Não” que eu dei. Uma aluna, mais interessada, perguntou o motivo de eu estar ali então, respondi que: “Estou aqui para aprender a observar vocês, mas volte a prestar atenção na aula, você pode me fazer outras perguntas no intervalo.”. Ela então fez uma expressão meio não conformada, mas se calou e virou-se para frente,
A aula prosseguiu e, mesmo depois de um tempo, observei os alunos me encarando, tentando espiar o que eu estava anotando, sempre olhava-os de volta com um meio-sorriso, e eles voltavam a prestar atenção na aula.
A sala aparentemente estava incompleta, com alguns alunos que faltaram, mas bem barulhenta, principalmente devido a conversa dos alunos mais isolados no fundo, a professora gritava com alguns alunos para que ficassem quietos, mas eles não prestavam atenção aos gritos da professora.
A professora então fez um comentário diretamente para mim: “Não liga não, Rafael, essa sala tem alunos muito bons, mas tem umas laranjas podres que a gente tem que eliminar, principalmente esses dois ai – disse apontando para os dois alunos que conversavam, isolados no fundo. Tão ouvindo?”
Notei então uma certa contagem vinda do fundo, alguns alunos contavam quanto tempo a aula ainda duraria, e, ao toque do sinal, a maioria comemorou.
Sai então para o intervalo, segundo os funcionários da instituição, o intervalo do fundamental é feito