Anos 90
A década de 1990, anos 1990 ou simplesmente anos 90 foi a década que teve início em 1 de janeiro de 1991 e terminou em 31 de dezembro de 2000. Foi a última década do século XX e do segundo milênio.
A década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e da Internet.
No Brasil:
Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Os negócios escusos de Collor mais tarde levariam milhares de jovens (mobilizados por uma forte campanha de mídia) a criarem o movimento "Caras Pintadas" e pedirem seu impeachment.
No governo seguinte (Itamar Franco), o país experimentou estabilidade econômica e crescimento com o Plano Real (1994), que igualava a paridade da moeda e do dólar por meio de uma banda cambial. O Ministro da Fazenda que implementou o Real, Fernando Henrique Cardoso, se elegeria presidente por duas vezes seguidas naquela década, ganhando sua reeleição após mudar a Constituição. O sistema de bandas cambiais mostrou fragilidades ao fim da década, tendo impactos no aumento da pobreza.1 Com as reservas cambiais comprometidas, a moeda tornou-se flutuante em janeiro de 1999, após não suportar as pressões especulativas junto à crise russa de 1998.
A cultura brasileira tornou-se mais valorizada, com a ressureição do cinema e a boa recepção de músicos brasileiros no exterior. O esporte também passou por bons momentos, com 25 medalhas olímpicas e títulos mundiais no futebol masculino e basquete feminino.
Músicas:
Os gêneros que mais fizeram sucesso foram o Hip Hop, Rap core e principalmente o Grunge, com bandas de destaque de toda essa década: Nirvana, Alice in Chains, Rage Against The Machine, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Green Day, Foo Fighters, Soundgarden, Stone Temple Pilots, The