ANOS 50
Curso de Administração
Ana Carolina Gonçalves Alves
Anos 50
Pará de Minas
2014
Ana Carolina Gonçalves Alves
Anos 50
Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de pontos na disciplina Economia Brasileira do curso de Administração.
Professor: Fonte Boa
Pará de Minas
2014
INTRODUÇÃO
A década de 50 foi um período considerado muito bom para o Brasil, e estes anos ficaram conhecidos como os “Anos Dourados”. Isto não se deve ao fato de ausência de dificuldades, mas sim por muitas superações e crescimento logo após a Segunda Guerra Mundial, a qual deixou condições favoráveis para o nosso país. Foi um momento de grande desenvolvimento industrial, revoluções tecnológicas com claros resultados sociais, mudanças políticas e econômicas.
Os principais recursos para o crescimento do Brasil vieram do estrangeiro, principalmente dos Estados Unidos. Os investimentos iniciaram ainda durante a Segunda Guerra Mundial, logo depois, com o fim da guerra os investimentos foram interrompidos. Mas foram obtidos novamente com a presidência de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek.
Para a obtenção dos recursos financeiros foram criadas comissões, entre elas está a Missão Abbink para discutir formas de incentivar o investimento privado no Brasil. Também nesta época foi criado o BNDE, um banco especial, cuja responsabilidade seria estudar e sugerir medidas para extinguir os obstáculos ao fluxo de investimentos, necessários para promover o desenvolvimento econômico.
Ainda neste contexto temos o governo de Getúlio Vargas, que se tornou o pais dos pobres e o governo de JK, com seu Plano de Metas: 50 anos em 5.
Assim, este foi um período de bastante acontecimentos importantes para o Brasil.
Os anos dourados, ou seja, a década de 50 foi um importante período para o Brasil. O mundo acabava de sair da