Anorexia
Principais características
•Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
•Prática excessiva de actividades físicas.
•Medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal. É normal anoréxicos verem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.
•Negação quando questionado sobre o transtorno.
•Em pessoas do sexo feminino, ausência de três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
Causas e grupos de risco
A anorexia nervosa afecta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos) e do sexo feminino (95% dos casos de anorexia nervosa ocorrem em mulheres).
Muitos especialistas acreditam que a influência dos mídia (tv, revistas, jornais,...) é a principal (mas não a única) causa de transtornos alimentares. Isto porque é comum a mídia (mas não sempre) impôr o estereótipo em que a magreza é um factor importantíssimo, se não indispensável, para o sucesso social e económico de uma pessoa, desde redes de televisão até filmes e revistas. Tal influência é bastante negativa em crianças e adolescentes, nas quais a personalidade ainda está em formação, e casos de meninas entre 11 a 14 anos anoréxicas existem com relativa frequência. Pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual, também possuem um maior risco de serem