Anorexia
A anorexia é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.
Uma pessoa com anorexia é chamada de anoréxica (português do Brasil) ou anorética (português de Portugal).
A anorexia afeta primariamente adolescentes, sendo cerca de 90% do sexo feminino, sendo cerca de 40% dos casos entre adolescentes. Cerca de 1 em cada 300 habitantes de países desenvolvidos já foram diagnosticados com anorexia.
Episódios de anorexia costumam durar cerca de 1,7 anos e de 5 a 20% dos anoréxicos morrem em decorrência do transtorno, sendo que quanto mais longo o episódio e menor o IMC, maiores os riscos de morte.
Causas
No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem,atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros,dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com Os genes e os hormônios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento, a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying.
Os fatores de risco para a anorexia incluem:
• Busca pela perfeição ou foco exagerado em regras
• Ser muito preocupado ou dar muita atenção ao peso e à forma
• Problemas de alimentação quando bebê ou na primeira infância
• Determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza
• Autoimagem negativa
• Transtorno de ansiedade quando criança
Predisposição
No Brasil, cerca de 21-22% das mulheres entre 15 e 25 anos possuem sintomas, e