Anorexia e bulimia
A anorexia nervosa é um distúrbio psiquiátrico e nutricional caracterizado pela redução drástica da ingestão de alimentos. É uma doença grave, com comprometimentos físicos e psíquicos, que atinge quase que exclusivamente as mulheres, principalmente adolescentes entre 13 e 17 anos.
Diagnóstico
O diagnóstico da anorexia e 100% clínico. Não existe um teste ou exame que possa revelar quem apresenta a doença. Indicadores ou sintomas sugerem Diagnóstico Clinico de anorexia nervosa: Peso corporal em 85% ou menos do nível normal. Prática excessiva de atividades físicas. Medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Negação quando questionado sobre o transtorno. Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações.
Evolução do Problema
Inicialmente, a paciente com anorexia expressa uma preocupação excessiva com o peso corporal e começa a se interessar por dietas, sempre observando o número de calorias de cada alimento. Visivelmente mais magra, a paciente só come alimentos light e diet e começa a usar roupas largas. O jejum também é freqüente, e, muitas vezes, até líquidos são evitados.
Tratamento:
O tratamento contra a anorexia deve ser feito com ajuda de uma equipe multiprofissional: psiquiatra, clínico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo. O tratamento é considerado bastante difícil, já que a pessoa não reconhece que tem o problema, e a paciente pode apresentar várias recaídas, até conseguir superar o problema
O que é Bulimia?
A bulimia nervosa acontece, em 90% dos casos, em mulheres Caracteriza-se por compulsões periódicas por comida e posterior utilização de métodos compensatórios para não ganhar peso. A bulimia é muito freqüente em pacientes que já apresentam a Anorexia Nervosa.
Diagnóstico
O diagnóstico da bulimia é clínico, feito a partir de observações e conversas com a família e com o