Anne frank
Título: Diário de Anne Frank (Versão Definitiva)
Autor: Annelise Marie Frank
Editora: Edição Livros do Brasil
Data e Local: Lisboa – Maio de 2003
Modo Literário: Prosa (Diário Verídico)
Colecção: Dois Mundos (Nº266)
Número de páginas: 439
Espero poder confiar-te tudo, como nunca pude confiar em ninguém, e espero que venhas a ser uma grande fonte de conforto e apoio.
Anne Frank, 12 de Junho de 1942.
Anneliese MarieFrank
. Em 1933, os nazis sobem ao poder.
. Mudam-se para a Holanda.
. Em 1940, nazis tomam poder da Holanda.
. Perseguem os judeus.
. Escondem-se no Anexo Secreto.
. Em 1944, foram detidos.
. Tempo mais tarde, Anne morre de tifo.
Quem escreve um diário, procura anotar os seus pensamentos íntimos e as suas reflexões. Anne Frank tenta descrever ao máximo a vida quotidiana no anexo secreto e as notícias que lá chegam de fora. Durante a narrativa, Anne consegue comentar de forma acertada as transformações de cada um dos que estão escondidos com ela, com sinceridade e um tanto irreverente em várias ocasiões.
Auto - Caracterização:
Tenho uma característica predominante que deve ser óbvia para qualquer pessoa que me conheça há algum tempo: tenho um grande auto conhecimento. Em tudo o que faço, consigo observar-me como se fosse uma desconhecida. […] Esta auto consciência nunca me abandona e, de cada vez que abro a boca penso: “Devias ter dito isso de outra maneira” ou “Foi bem dito”. Condeno-me de tantas maneiras que estou a começar a perceber a verdade do adágio do Papá: “Cada criança tem de ser educar a si própria.”
15 de Julho de 1944.
Anne preenche folhas e folhas do seu diário, durante os dois anos que passou em clandestinidade. O facto de que teve de manter-se de pé naquelas circunstâncias tão peculiares, fez com que amadurecesse mais rápido do que os outros jovens de sua idade.
Anexo Secreto:
Moradores: Família FRANK OTTO FRANK
"Eu guio-me pelo papá, e não há ninguém no mundo que eu