Anna
Contexto
O setor cervejeiro no Brasil no ano de 2013 vivenciou uma parada em seu crescimento, isso ocorreu pela combinação de clima ruim com fatores macroeconômicos negativos. Apesar de ter aumentado em 13% o volume de vendas, os acontecimentos influenciaram numa diminuição de 3% do volume total, em relação ao ano de 2012.
Os principais pontos definidos como causadores desse cenário da cerveja brasileira, foram: a diminuição do poder de compra de consumidores de renda média, alta inflação, PIB com baixo crescimento, aumento dos custos das materias primas, valoração do dólar em relação ao real e inverno longo e chuvoso. Afinal, esses elementos combinados alavancaram o valor da cerveja e diminuíram o poder de compra do consumidor.
As cervejas Premium foram as que apresentaram maior desempenho no contexto mercadológico de 2013. A partir de ferramentas de comunicação chaves como, comerciais televisivos, esses produtos aumentaram suas vendas em 19%. Companhias líderes do mercado, como, Ambev, Brasil Kirin e Heineken lançaram produtos nesse segmento e como resultado, aumentaram a demanda e a lucratividade da sua carteira de cerveja.
As cervejas de médio porte, foram os produtos líderes em venda no último ano. Isso acontece porque o preço desses produtos é mais acessível que o da categoria Premium, dessa forma o consumidor acaba preferindo as cervejas mais em conta. Ademais, o clima tropical também influenciou para um crescimento do aumento do valor e volume total de compra em 88% e 76% respectivamente.
Os produtos artesanais são os últimos a contribuir para o ambiente cervejeiro. Pequenas e micro cervejarias desenvolvem bebidas diferentes e únicas, pois utilizam sabores sofisticados. Além disso, focam sua produzem em pequena escala para mercados locais ou regionais.
Cenário Competitivo
O cenário competitivo da cerveja no Brasil está dividido em quatro empresas principais: Cia Brasileira de Bebidas, conhecida como AMBEV,