Anna Nery
Durante esse período, especificamente em 20 de Janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica, liderado pelo civil Joaquim Pedro Salgado Filho. Logo após sua implantação, o Ministério da Aeronáutica procurou estabelecer uma aproximação com a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), um dos primeiros e significativos indícios de tentar formar vínculos entre a escola de enfermagem e o recém criado Ministério da Aeronáutica foi, sem dúvidas, o batismo de um avião-ambulância com o nome "Anna Nery", ocorrido em 26 de Maio de 1943 no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.
No mesmo ano, foi encaminhado um oficio com caráter de urgência para a atual diretora da EEAN, Laís Netto dos Reys, solicitando a participação da Escola no Serviço Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), onde a escola acompanharia o estagio das alunas no recém inaugurado Hospital Central da Aeronáutica (HCA). Com a transferência para o HCA, as alunas tinham em suas disposição equipamentos mais modernos, abundância de material e conforto nas instalações.
Em 18 de Dezembro de 1943, logo após o Brasil se tornar efetivo na Guerra, a FAB, levando como referência a EEAN na questão de formação profissional das candiladas, cria o Primeiro Grupo de Caça. As semelhanças eram notáveis entre os critérios de seleção do Quadro de Enfermeiras Reservas da Aeronáutica (1944), com os da EEAN (1923).
Um ano depois, antes da criação oficial do Quadro de Enfermeiras Reservas da Aeronáutica, Laís Netto dos Reys enviou um oficio ao Ministro da Aeronáutica, onde relacionava o nome de oito enfermeiras selecionadas por ela e formadas pela EEAN. Apesar de ter sido oito nomes, duas delas nao chegaram a seguir para o Teatro de Operações,