Anlisedolivroahistriadacasabrasileira Carloslemos 131204192740 Phpapp01
830 palavras
4 páginas
ANÁLISE DO LIVROA HISTÓRIA DA CASA BRASILEIRA
No livro A historia da casa brasileira Carlos Lemos aborda a relação entre
Arquitetura e Antropologia na historia da arquitetura brasileira, desde o descobrimento até a arquitetura moderna.
Os estudos da arquitetura e das chamadas funções de habitação nos permite compreender aspectos sociais, culturais e econômicos da sociedade Brasileira ao longo da historia .
A presença da casa portuguesa se manifestou no Brasil através de sua aparência decorrente das técnicas, matérias e tentativas de repetir modismos.
E foi mais forte em Salvador ( pelourinho) e Minas ( Ouro Preto).
Arquiteturas Vernáculas, com seu próprio ³saber fazer´ uma sociedade providencia suas construções para atender seus usos e costumes.
No Brasil temos duas vertentes de arquitetura vernácula: a rural e a urbana.
Sincretismo, a ajuda indígena foi primordial. Superposições de funções em um mesmo espaço. Esse programa foi a base da casa dos bandeirantes que eram mamelucos. Acrescida de elementos da planta europeia, determinada por regras da Igreja Católica e do Código Civil europeu. ³Por exemplo, os breves papais impediam que se exercesse qualquer procedimento católico no âmbito familiar. Os oratórios e capelas deveriam ser separados e com acesso independente´, explica. Além disso, usos e costumes de origem árabe segregavam a mulher, determinando a separação do quarto de hóspedes, para hospedagem dos viajantes, hábito comum. Por isso, surgiu o alpendre central, com a capela à direita e o quarto de hóspedes à esquerda. ³A alcova é resultado da moral cristã´,
Casas Coloniais. Instalações definitivas.
Casas rurais, varandas ou alpendres dispersão das atividade em construções espalhadas pelo terreno.
Casas urbanas praticamente tiveram a mesma planta pelo Brasil. Porem as técnicas construtivas foram diversificadas. Construções germinadas em terrenos estreitos e profundos.
Sobrados haviam em todo o território brasileiro onde houvesse um rico.
Geralmente