ANJOS E DEMO NIOS DAN BROWN
O livro aborda temas relacionados a Ciência e Religião. De um lado, uma seita secreta – Os Illuminati - , do outro, a igreja católica.
A época é de conclave no Vaticano. O Papa morreu de forma misteriosa, foi enterrado as pressas e sem maiores explicações. Todos os cardeais estão prestes a se reunir para decidir quem vai substituí-lo. Há quatro entre eles que são os “Preferiti”, porém na noite do conclave, os quatro somem.
No CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire – Centro Europeu para Pesquisa Nuclear), uma “anti-matéria” * é criada. O criador foi assassinado de forma brutal e a anti-matéria foi roubada.
Ambos os eventos possuem uma misteriosa ligação. Robert Langdon, um historiador, é informado sobre os fatos e convocado a comparecer no Vaticano para ajudar nas investigações. Chegando lá, a polícia italiana mostra a Langdon um vídeo, no qual são informados de que os quatro Preferiti (cardeais que são os preferidos a se tornarem papas) serão mortos um a cada hora nos Quatro Altares da Ciência, localizados em Roma, seguindo os quatro Elementos da Ciência (terra, ar, fogo e água). Inicia-se então, a “Busca Sublime” aos Quatro Altares.
Robert Langdon age contra o tempo, buscando novas pistas para conseguir salvar aos cardeais e a ajudar sua mais nova amiga Victoria Vetra, neta do criador da anti-matéria, que precisa acha-la dentro da cidade, mais precisamente no Caminho da Iluminação.
Os Illuminati surgiram por volta do ano de 1776. Durante toda sua existência, se mantiveram sempre discretos, porém infiltrados na igreja e na política, até mesmo no Vaticano.
Acredita-se que realizam cultos satânicos, e que creem em uma Nova Ordem Mundial, no Caminho da Iluminação segundo princípios de fé e ciência (apesar de serem considerados gnósticos).
Todas as obras mais apreciadas e valorizadas de uma das maiores cidades de Roma, foram feitas por grandes artistas que eram Illuminati. Nesta lista constam os nomes Michelangelo,