aniversário
Mais foi na antiguidade que os números surgiram, juntamente com a necessidade de contar os animais que eram transportados de um lado ao outro, de conferir os produtos da colheita e com o início do comércio entre os povos. As primeiras representações para os números surgiram na Suméria e no Egito, mais tarde foram os Romanos que criaram um sistema de nove números identificados com as letras do seu alfabeto, que hoje conhecemos como números romanos.
Não existia, até esse momento, uma representação para o “zero”, ou seja, para o nada, foram os Hindus (Índia) que o criaram. Ainda assim, se passaram séculos para que estes símbolos chegassem ao Ocidente, para isso contou-se com a ajuda dos povos árabes, a quem devemos sua ampla divulgação, e daí vem o nome de “algarismos indo-arábicos”. Estes símbolos, que originalmente representavam ângulos, sofreram inúmeras mudanças até ficarem como os conhecemos hoje.
A seguir você vai aprender os números em espanhol, assim como em português, eles se dividem em “cardinales” e “ordinales”. Os primeiros indicam “quantidade de elementos”, enquanto os segundos têm uma relação com “a ordem dos elementos”. Acompanhe nas tabelas como se escrevem os números em espanhol e algumas considerações importantes:
LOS CARDINALES
Numerales
Numerales
Numerales
0
Cero
10
Diez
20
Veinte
1
Uno
11
Once
21
Veintiuno
2
Dos
12
Doce
22
Veintidós
3
Tres
13
Trece
23
Veintitrés
4
Cuatro
14
Catorce
24
Veinticuatro
5
Cinco
15
Quince
25
Veinticinco
6
Seis
16
Dieciséis
26
Veintiséis
7
Siete
17
Diecisiete
27
Veintisiete
8
Ocho
18
Dieciocho
28
Veintiocho
9
Nueve
19
Diecinueve
29
Veintinueve
a) Perceba que do “0” a “15”, os números possuem nomes diferentes, atenção com o “4” que tem a mesma pronuncia do