Animação
Natalie Matos de Moura
A interação do indivíduo do século XXI com as mídias sociais.
Cinema de Animação e Stop-Motion
Belo Horizonte
2012
Natalie Matos de Moura
Cinema de Animação e Stop-Motion
Trabalho Acadêmico apresentado como requisito de avaliação parcial para a disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido e demais disciplinas do módulo, do curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Comunicação e Artes.
Belo Horizonte
2012
1 INTRODUÇÃO
Pesquisa para o Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TIDIR) do segundo semestre de 2012 que tem como tema: “Contos SÓ de Machado de Assis”.
A pesquisa desenvolvida ira explicar sobre o conceito do cinema de animação e a técnica de stop-motion. Os autores consultados são Andrew Chong formado pela Newcastle Polytechnic, trabalhou com seus próprios projetos de comerciais de TV o objeto de estudo será seu livro Animação Digital (2008) e Alberto Lucena mestre em multimídia pelo Instituto de Artes da Unicamp, é artista plástico animador e professor do Departamento de Artes da UFPB, o objeto de estudo será seu livro com seu livro Arte da Animação (2002).
O cinema de animação atinge um publico especial tanto crianças como adultos, pois “a animação pode explicar qualquer coisa que a mente humana conceber. Essa facilidade a torna o meio mais versátil já inventado para apreciação rápida em massa.” (DISNEY, Walt ).
1.1 O Cinema de Animação
De acordo com Andrew Chong (2008, p.8) em seu livro Animação Digital: “O principio básico da animação pode ser definido como um processo que cria a ilusão de movimento para um publico por meio da apresentação de imagens sequenciais em rápido sucessão.” Ele fala também do cinema que não utiliza as