Animação Turística
Triénio 2011/2014
Disciplina: TIAT
Professora: Mª Cecília Rosa
Índice
Conclusão………….....…………………………………………………………11
Introdução
Neste trabalho vou falar um pouco sobre em que consiste a Animação Turística, que tipo de atividades uma empresa deste ramo deve realizar e sobre o perfil e as funções de um Animador Turístico.
Por fim vou falar também de um evento de Animação Turística que vai decorrer este ano pela 35ª vez no Porto – FITEI.
Definição de Animação Turística
Animação Turística é o conjunto de ações e técnicas estudadas e realizadas com o sentido de motivar, promover e facilitar uma maior e mais ativa participação do turista no desfrutar e aproveitamento do seu tempo turístico, a todos os níveis e dimensões”. Por outro lado a animação turística acontece no seu pleno sentido quando é resultante de uma vontade consciente que se materializa em projetos, estratégias e ações concretas que se realizam ou praticam segundo técnicas específicas apropriadas. Isso exige um nível de conhecimentos vastos, estudo e profissionalização.
Atividades próprias de uma empresa de animação turística (D.L. 108/2009)
São consideradas actividades próprias das empresas de animação turística, a organização e a venda de actividades recreativas, desportivas ou culturais, em meio natural ou em instalações fixas destinadas ao efeito, de carácter lúdico e com interesse turístico para a região em que se desenvolvam.
Tipo de Atividades
1 — As actividades de animação turística desenvolvidas em áreas classificadas ou outras com valores naturais designam -se por actividades de turismo de natureza, desde que sejam reconhecidas como tal pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, I. P. (ICNB, I. P.), nos termos previstos no capítulo V.
2 — As actividades de animação turística desenvolvidas mediante utilização de embarcações com fins lucrativos designam -se por