animais
Artigo escrito pelo Prof. Dr. Eduardo G. Crespo
A herpetologia é a área científica dedicada ao estudo dos anfíbios e dos répteis, tendo origem há quase dois séculos. Desde então, os herpetológos não têm cessado de fornecer contributos que fizeram com que esta seja actualmente uma das áreas da zoologia com maior crescimento.
Origem e evolução
Os anfíbios, e depois os répteis, foram os primeiros Vertebrados a colonizar o meio terrestre e deles descendem as aves e os mamíferos, incluindo, naturalmente, o próprio Homem.
Os anfíbios derivam de um grupo de peixes do Devónico Médio (há cerca de 400 milhões de anos), próximo dos actuais Latimeria chalumnae (Crossopterígio) e dos Dipnóicos. A capacidade de colonização do meio terrestre pelos anfíbios, associada à falta de competição existente em terra, permitiu-lhes uma grande radiação espacial e morfológica. Conhecem-se, assim, dois períodos de radiação separados por um período com uma baixa diversidade de espécies. A primeira destas radiações ocorreu durante o Paleozóico superior até ao Triássico superior, e teve a sua expressão máxima durante o período Carbonífero (345-280 MA). È provável que diminuição observada na diversidade de anfíbios após este período (i.e. no Jurássico inferior) tenha ocorrido devido à competição com os répteis. O segundo período de radiação corresponde ao aparecimento das formas modernas do grupo (os Lissamphibia), de tamanho pequeno e hábitos crípticos, que não entram em competição directa com os répteis. Este período ter-se-á iniciado no final do Jurássico e estendeu-se até à actualidade.
A origem dos répteis remonta ao fim do Carbonífero (há 300 MA). O desenvolvimento do ovo amniótico, isolado do meio exterior, constituiu uma adaptação chave na conquista do meio terrestre. Este factor foi primordial para a expansão dos répteis, que atingiu o seu ponto máximo durante o Jurássico, altura em que terão existido 17 ordens. No entanto, no final do Cretácio (há cerca de