Animais peçonhentos
São animais que, por meio de um mecanismo de caça e defesa, são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno. Esses animais agem por instinto de sobrevivência. Ao se sentirem ameaçados, imobilizam o agressor e fogem para um local seguro.
Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria.
DEFINIÇÃO
Tipos de acidentes:
A.ACIDENTES ARACNEÍSMO: Ocorre por ataque de aranha, o tipo mais agressivo é a Phoneutria (armadeira)
B.ACIDENTES ESCORPIÔNICOS: Ocorre por ferroadas de escorpiões do tipo Tytius bahiensis (escorpião preto) e Tytius serrulatus (escorpião amarelo)
C.ACIDENTES OFÍDICOS: Ocorrem por picada de serpentes venenosa, 90% dos acidentes são causados pela espécie Jararaca.
D.ACIDENTES ERUCISMO: são acidentes causados por lagartas e taturanas com pêlos urticantes
E.ACIDENTES ICTISMO: são os acidentes causados por peixes. São muito comuns na Região Amazônica, especialmente os causados por arraias
F.ACIDENTES HIMENOPTERISMO: são os acidentes causados por vespas, abelhas, marimbondos (cabas) e formigas
Acidentes mais comuns por animais peçonhentos
ACIDENTES ARACNEÍSMO
As aranhas são animais carnívoros, alimentando-se principalmente de insetos, como grilos e baratas. Muitas têm hábitos domiciliares e Peri domiciliares. Apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdômen. No cefalotórax articulam-se os quatro pares de patas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras, onde estão os ferrões utilizados para inoculação do veneno.
A armadeira quando surpreendida coloca-se em posição de ataque, apoiando-se nas pernas traseiras, ergue as dianteiras e procura picar. De hábitos vespertinos e noturnos, geralmente são encontradas em locais escuros, cachos de bananas, sapatos e folhagens. Não faz teia.
Aranha da espécie Phoneutria (armadeira)
A