Animais no dia a dia
Ecologicamente falando a perguntaríamos se a vida na Terra seria possível sem os animais?
Muitos diriam que sim. Um planeta só com plantas parecer possível, a primeira vista. Mas mesmo quem diga não, talvez não soubessem dizer exatamente porque os animais são tão fundamentais.
O fato é que sem os animais a vida tenderia a se extinguir.
Primeiro porque eles cumprem um papel básico para o equilíbrio do planeta. São os principais responsáveis pela respiração. Fenômeno que equilibra a fotossíntese. Esta precisa de luz solar, água e gás carbônico, para produzirem açucares. Os animais, ao respirarem, quebram estas moléculas e absorvem a energia armazenada. Com isto liberam a água e o gás carbônico novamente.
Em particular a liberação deste último é fundamental para a vida vegetal. Embora as plantas também respirem, a liberação de gás carbônico é mais lenta. Num ambiente sem animais haveria uma forte tendência a que o gás carbônico ser fixado nas plantas. O que interromperia a fotossíntese e diminuiria, drasticamente, o efeito estufa produzido pela camada de gás carbônico.
O resultado seria uma queda na temperatura média e a morte, por inanição, das plantas.
Além disto os animais são fundamentais para controlar a população vegetal. Os herbívoros, ao consumirem as plantas, renovam o ciclo da vida vegetal, ao oportunizar que novas plantas ocupem seu espaço.
Os dejetos animais fornecem nutrientes às plantas de uma forma mais rápida, por já saírem pré-digerido do trato intestinal. O que associado ao controle populacional dos herbívoros, praticado pelos carnívoros, permite novos ciclos de vida vegetal na Terra.
Em ambientes marinhos os animais são responsáveis pelo controle da salinidade da água. Ao fixarem parte dos sais dissolvidos em seus corpos, eles