Animais em extinção
Introdução
A biosfera adquiriu conforme suas modificações ao longo do tempo um novo elemento que tem profunda influencia nas características físicas e biológicas do globo: o homem. Durante milênios, devido ao pequeno número e, sobre tudo, pela sua condição primitiva, viveu o homem em perfeito equilíbrio biológico.
No fim do último períodoglaciário, surgiram os primeiros povoados. Quando o homem formalizou os meios pelos quais o conhecimento é transmitido a seus descendentes, a evolução cultural passou a ser mais ativa que a evolução biológica. Moderniza-se a agricultura, incrementa-se o comércio, crescem as cidades. As relações sociais se desequilibram. Ocorrem a Revolução Industrial no século XVIIIe as guerras mundiais no século XX. Como o homem conseguiu tal ascendência sobre a biosfera, pela primeira vez na Historia, se tornou capaz de ameaçar a própria existência pela destruição do seu habitat, pelo desenfreado crescimento demográfico, pelas guerras ou pelo uso inadequado do meio ambiente.
Essa situação de desequilíbrio culminou com o que se chama “crise ecológica”, tema que constitui umas das grandes preocupações dos técnicos e cientistas na ultima metade do século XX. Surgiu, então, um movimento internacional conhecido primeiramente como “preservação ou proteção da natureza” e atualmente denominado “conservação do meio ambiente”. Esse movimento ocasionou mudanças nas atitudes e nos valores que governa as sociedades.
As ações humanas provocam profundastransformações no