Animais carnívoros
Os animais que se alimentam de peixes são chamados de carnívoros, já que o peixe tem carne. Exemplos: A lontra, as aves marinhas, como as gaivotas, e muitos peixes que se alimentam de outros peixes são também designados de PISCÍVOROS.
Alguns carnívoros especializam-se num determinado tipo de presas: o morcego e muitas aves, como as andorinhas, procuram insectos para se alimentarem. São por isso também chamados de INSECTÍVOROS.
Animais que se alimentam de sangue são chamados de hematófogos (parasitas que se alimentam de sangue). exemplos deles: piolhos, pernilongos, carrapatos, pulgas, sanguessugas, barbeiros, alguns tipos de morcego.
Em biologia chamam-e detritívoros, saprófagos ou necrófagos aos animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas ou animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentarpara serem reaproveitados pelos demais organismos vivos. Os exemplos mais comuns incluem os urubus, os abutres, as hienas e várias espécies de escaravelhos e moscas.
As aves de rapina ou rapinantes, são aves carnívoras que compartilham características semelhantes, bicos recurvados e pontiagudos, garras fortes e visão de longo alcance. Assim as rapinantes são aves ágeis na captura de seus alimentos: grandes artrópodes, peixes, anfíbios, pequenos mamíferos e pequenas aves. Mas cada rapinante está adaptada para caçar um tipo de animal, ou um certo grupo deles. Exemplos: águias, açores, gaviões, tartaranhões,caracaras, falcões e corujas.
Quase todos os mamíferos têm dentes que se diferenciam em vários tipos. Conforme a sua forma e o seu desenvolvimento, assim é a sua função. Podemos reconhecer três