Animais 19 30
Animais
Sandra Fagionato-Ruffino
Carolina Rodrigues de Souza
Os animais têm uma importante presença no cotidiano das crianças, seja por meio dos desenhos animados, músicas, histórias e jogos, seja pelo caráter afetivo que desperta. Apesar disso, muitos detalhes lhes passam despercebidos, sendo muitas vezes criados estereótipos e fantasias que não correspondem a suas verdadeiras características e comportamentos.
Além da temática “animais” ser muito apreciada por crianças pequenas, a partir dela é possível desenvolver uma série de conhecimentos e habilidades, tais como: identificação de características morfológicas e fisiológicas, comparações, classificações e os cuidados para com os seres vivos.
Este módulo visa apresentar sugestões aos professores para trabalhar essa temática de formas variadas, desde a criação de animais até a pesquisa bibliográfica. As crianças podem realizar uma série de descobertas, tais como: conhecimentos em morfologia, fisiologia e comportamento dos animais, necessidades, relações com o ambiente e os cuidados que devem ser dispensados para com os animais domésticos.
Animais
19
Objetivos
• Conhecer características e comportamentos de alguns animais; • Realizar comparações;
• Construir noções sobre os cuidados que devemos ter para com os animais (posse responsável).
Materiais
Livros, revistas, jornais para pesquisa e recorte
Figuras de animais
Cartolina, papel sulfite, papel pardo
No caso de estudo de pequenos animais, lupas e pinças podem ser de grande ajuda. Além disso, outros materiais podem ser necessários dependendo do andamento do trabalho.
Atividade 1. Contextualizando a temática...
A primeira atividade é dedicada à contextualização para despertar o interesse das crianças. Para isso, diversas formas podem ser utilizadas: história ou dramatização cujos personagens sejam animais, fotos de animais, roda de conversa ou um filme.
Caso o interesse em trabalhar com animais tenha surgido das crianças, o trabalho pode tornar-se