Anilinas (cia. de anilinas e produtos químicos do brasil
Pinto, Celma de Souza. Anilinas / Celma de Souza Pinto. Acervo fotográfico de Rolando Roebbelen. – Cubatão, 2009. 96 p. : il. ISNB: 978-85-905229-3-5 1. Cubatão. 2. Industrialização. 3 História da indústria. I. Título. CDU: 330.341.424(816.1)
ANILINAS
Celma de Souza Pinto Rolando Roebbelen
(acervo fotográfico)
Obra produzida com apoio da
Cubat„o 2009
APRESENTAÇÃ AÇÃO APRESENTAÇÃO A Carbocloro S.A. Indústrias Químicas, baseada no compromisso com a sociedade, com a melhoria contínua e no respeito ao meio ambiente, mantém a tradição de uma empresa que possui vínculo com a cidade onde está inserida. Com o oferecimento desta obra, a Carbocloro presta uma homenagem a Cubatão, onde está instalada desde 1964 e produz matérias-primas indispensáveis para a vida humana. “Anilinas” resgata, de forma clara e objetiva, a história da primeira fábrica estabelecida nesta cidade, bem como o dia-a-dia das pessoas que ali trabalharam e viveram. A Carbocloro confirma a admiração e o respeito que dedica a Cubatão, através desta obra que marca o início da industrialização e parte da sua história.
Boa leitura.
INTRODUÇÃ ODUÇÃO INTRODUÇÃO
A
motivação para fazer esta publicação surgiu da necessidade de divulgar e dar crédito a uma série de fotos da Cia. de Anilinas e Productos Chímicos do Brasil feitas por Hermann Gustavo Roebbelen, funcionário da “Química”, como era conhecida a fábrica em Cubatão, e, datadas, em sua maioria, dos anos 30 e 40 do século 20. Ao organizar as imagens, foi realizado um breve histórico, cujo objetivo é proporcionar uma noção do que era a fábrica, o que produzia e, também, sobre as pessoas que ali trabalharam e viveram, para que a série de fotografias possa ser melhor